5ª Semana Nacional de Educação Financeira

5ª Semana ENEF tem ações gratuitas de educação financeira

A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorrerá de 14 a 20 de maio, vai concentrar as principais ações de educação financeira de entidades públicas e privadas no país.

A semana promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) será marcada por diversas ações educacionais, gratuitas, com o objetivo de disseminar a importância da educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

Segundo Fábio Coelho, Presidente do Conef e Diretor-Superintendente da Previc, “a Semana ENEF é uma excelente oportunidade para divulgar o tema no país e conscientizar os cidadãos para o hábito de poupar e para o consumo consciente”.

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta números positivos. Em 2017, foram mais de 3.600 ações presenciais e online, organizadas por 101 instituições, que atingiram cerca de 3 milhões de pessoas em todo o país.

Qualquer instituição pode cadastrar e promover iniciativas gratuitas na área pelo site www.semanaenef.gov.br. Os cidadãos também podem acessar a agenda e participar das ações educacionais.

Educação Financeira

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões conscientes sobre finanças e consumo.

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue gerenciar seus desejos imediatos e suas necessidades de longo prazo.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em seu site oficial: www.vidaedinheiro.gov.br. Lá você encontrará também diversas ferramentas e matérias gratuitos, além de links para os sítios de todos os membros do Conef.